Plástico Reforçado com Fibra de Vidro

INTRODUÇÃO

É o material compósito produzido basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro com resina poliéster (ou outro tipo de resina) e posterior aplicação de  uma substância catalisadora de polimerização. O material resultante é geralmente altamente resistente, possui excelentes propriedades mecânicas e baixa densidade.

Permite a produção de peças com grande variedade de formatos e tamanhos, tais como placas para montagem de circuitos eletrônicos, cascos e hélices de barcos, fuselagem de aviões, caixas e reservatórios de água, placas de sinalização de transito, revestimento de caminhões, carrocerias de automóveis e em milhares de outras aplicações.

FIBRA de VIDRO – A fibra de vidro no PRFV faz o papel da armadura de ferro no concreto armado: torna as peças resistentes a choques, tração e flexão.

A fibra de vidro é fornecida em Mantas de fios de vidro picados e prensados, Tecidos trançados ou Fios de vidro contínuos (roving).

RESINA  –  É um composto orgânico derivado do petróleo, que passa do seu estado líquido para o estado sólido, através de um processo de indução química chamado de “Polimerização”.

Os tipos de resinas são: Resina Poliéster Tereftálica, Ortoftálica e Isoftálica, Resina Éster Vinílica e Resina Epóxi Amina.

Existem dois tipos de resina para a fabricação de compósitos:

Termofixas utilizadas no PRFV que em função de sua estrutura molecular interligada não proporcionam reversão após a cura.

Termoplásticas que possui estrutura molecular linear e permite a reversão do processo de cura em função do aquecimento direcionado ao ponto de fusão como por ex.: Polipropileno, Polietileno, Poliestireno, ABS, etc…